Temos aqui mais um comparativo de câmeras feito pelo TechSmart. Desta vez colocamos os quatro celulares mais avançados do segmento para se enfrentarem. O único veterano do nosso duelo é o Galaxy S22 Ultra, que venceu o iPhone 13 Pro Max da última vez. Será que ele também é capaz de superar o iPhone 14 Pro Max?
Para deixar a disputa mais interessante, colocamos o Motorola Edge 30 Ultra com seu avançado sensor de 200 MP e o Xiaomi 12S Ultra que traz um gigante sensor de 1 polegada. Será que ambos conseguem bater de frente com o nosso vencedor do último comparativo?
É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TechSmart. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.
iPhone 14 Pro Max | Xiaomi 12S Ultra | Edge 30 Ultra | Galaxy S22 Ultra | |
Resolução | 48 MP + 12 MP + 12 MP + ToF 3D LiDAR | 50,3 MP + 48 MP + 48 MP + ToF 3D | 200 MP + 12 MP + 50 MP | 108 MP + 10 MP + 10 MP + 12 MP |
Abertura | f/1.8 + f/2.8 + f/2.2 | f/1.9 + f/4.1 + f/2.2 | f/1.9 + f/1.6 + f/2.2 | f/1.8 + f/4.9 + f/2.4 + f/2.2 |
Tamanho do pixel | 1.22 µm | 1.6 µm + 0.8 µm + 0.8 µm | 0.64 µm + 1.22 µm + 0.64 µm | 0.8 µm + 1.12 µm + 1.12 µm + 1.4 µm |
Câmera frontal | 12 MP, f/1.9 | 32 MP, f/2.4 | 60 MP, f/2.2 | 40 MP, f/2.2 |
As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.
Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:
- Smartphone 1: Samsung Galaxy S22 Ultra
- Smartphone 2: Apple iPhone 14 Pro Max
- Smartphone 3: Motorola Edge 30 Ultra
- Smartphone 4: Xiaomi 12S Ultra
Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:
- Primeiro colocado: 4 pontos
- Segundo colocado: 3 pontos
- Terceiro colocado: 2 pontos
- Quarto colocado: 1 ponto
Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!
Começamos o nosso comparativo por algo que todos amam: selfies. O iPhone é o que tem a câmera frontal com a resolução mais baixa, sendo apenas 12 MP contra 32 MP do Xiaomi 12S Ultra, 40 MP do Galaxy S22 Ultra e surpreendentes 60 MP do Edge 30 Ultra.
Muita gente ainda acha que resolução é o que determina a qualidade fotográfica, mas aqui temos um exemplo de que o que realmente importa é ter um sensor de qualidade aliado a um software otimizado que extraia o máximo de cada pixel. A Apple sempre se destacou em selfies e ao manter o sensor de antes garantiu que ainda seja o melhor, levando a nossa medalha de ouro e deixando o Edge 30 Ultra em segundo com o Galaxy S22 Ultra bastante próximo.
Partimos agora para a câmera traseira de cada aparelho. E para saber se ter tantos megapixels realmente faz diferença, tiramos uma foto em cenário mais complexo com muita vegetação e objetos distantes. Será que os 200 MP do celular da Motorola realmente se destacam?
Para a nossa surpresa, o Galaxy S22 Ultra e o Edge 30 Ultra acabaram empatando, o que mostra que mesmo o da Motorola possuindo quase o dobro da resolução, o software não tão bem otimizado perdeu para o rival que está há mais tempo no mercado e recebeu diversas melhorias nos últimos meses. O iPhone ficou em terceiro e o Xiaomi 12S Ultra mais uma vez em último com a pior foto.
Será que o Xiaomi vai perder em todas mesmo com sua poderosa câmera com sensor tão avançado? Decidimos deixar a câmera principal de lado por enquanto e vamos comparar a teleobjetiva de cada aparelho para saber qual o melhor em zoom para fotografar de longe.
O Galaxy S22 Ultra é o que traz o zoom mais potente e possui duas câmeras dedicadas a isso, sendo uma com zoom óptico de 3x e outra com zoom de 10x, mas aqui acabou perdendo em qualidade para a câmera de 48 MP do Xiaomi 12S Ultra com zoom óptico de 5x. O Edge 30 Ultra é o mais fraco com zoom de apenas 2x e ficou em último ao perder pro iPhone com zoom óptico de 3x.
Ao usar o zoom no máximo para fotografar algo muito distante fica claro que a Samsung ainda é a rainha neste ponto. O Galaxy S22 Ultra não apenas consegue chegar muito próximo como é o que sofre com a menor perda de qualidade. O iPhone 14 Pro vem em segundo ao mostrar um bom avanço no zoom digital comparado ao seu antecessor.
O Motorola Edge 30 Ultra pode até perder para os rivais em zoom de curta distância, mas ao combinar o zoom óptico com o digital se mostrou melhor que o da Xiaomi. Aqui mais uma vez fica claro que mesmo o hardware poderoso do 12S Ultra não é bem aproveitado pelo software da fabricante chinesa.
Qualquer celular avançado atualmente possui câmera ultra-wide para capturar fotos mais amplas dos cenários. O Edge 30 Ultra é o que traz a câmera ultra-wide com a maior resolução, mas seus 50 MP não foram páreos para os rivais e ficou em último. Ele registrou a foto mais clara, mas com baixa nitidez e ruídos aparentes.
O iPhone ficou empatado em segundo com o da Xiaomi, com cada um tendo seus prós e contras. Enquanto o da Maçã apresenta melhores cores e texturas, o modelo chinês foi melhor no HDR e contraste. O Galaxy S22 Ultra é o campeão neste comparativo ao trazer a foto mais equilibrada dos quatro.
Voltamos para a câmera principal de cada aparelho e fotografamos no mesmo cenário ao fim de tarde com o sol de fundo. Qual consegue se sair melhor no contraluz?
Aqui tivemos dois empates. Em primeiro ficou o Galaxy e o Edge com a melhor foto. Cada um se destaca em pontos diferentes, mas conseguiram fazer um bom balanço entre luz e sombra para não deixar nossa modelo apagada. O iPhone e o Xiaomi ficam em segundo ao apresentarem uma foto mais escura por limitações do HDR.
Ao usar o zoom em cenário contra a luz é onde a situação para o iPhone fica ainda mais feia. Ele é o que registra a foto mais escura dos quatro, e também tende a distorcer um pouco as cores deixando o cenário com tom amarelado.
O Galaxy continua sendo o nosso campeão, o que mostra que o software maduro não compromete o HDR ao aproximar o que está mais distante. O Xiaomi acaba ficando um pouco acima do Edge 30 Ultra por ter melhor nitidez.
Agora voltamos para a ultra-wide, mas desta vez para usá-la como macro. Nenhum dos modelos do nosso comparativo possui câmera dedicada para este tipo de foto, mas o fato de ter foco automático na lente mais ampla permite chegar bastante próximo e capturar pequenos detalhes.
Aqui é o iPhone 14 Pro Max que leva a melhor, não apenas por ter uma menor distância focal que os demais, mas também por capturar mais detalhes. O Galaxy fica em segundo em distância focal e qualidade geral da macro, enquanto o Edge chega próximo em terceiro, mas com foto mais escura. O da Xiaomi não apenas perde em distância, foco e detalhes, como também exagera no contraste.
Mais uma foto a curta distância, mas desta vez a favor do sol para uma melhor iluminação da nossa modelo. O Galaxy leva a vitória mais uma vez, apesar do iPhone ter ficado na cola ao capturar cores, nitidez, contraste e detalhes próximos do modelo coreano.
O Xiaomi 12S Ultra supera o Edge 30 Ultra desta vez por ter cores mais próximas da realidade, enquanto o da Motorola acabou saturando para dar uma falsa sensação de cores mais vibrantes.
E fotografar uma imagem ampla de um cenário ao pôr do sol. Qual será que captura a melhor foto? Mais uma vez o Galaxy S22 Ultra mostra superioridade com sua câmera mais ampla. Ele apresenta o melhor equilíbrio entre brilho, cores e contraste ao mesmo tempo que captura muitos detalhes do cenário.
O Edge registrou a foto mais clara ao forçar a exposição em troca de menor qualidade nas texturas, mas ainda conquista a nossa segunda posição. O iPhone foi o que registrou a foto mais escura, porém com melhor qualidade do que o Xiaomi e com isso fica em terceiro.
Agora mais uma foto no mesmo cenário, mas desta vez usando a câmera principal. Curiosamente, tivemos a mesma ordem do comparativo anterior: o Galaxy fica em primeiro com a imagem mais equilibrada, seguido pelo Edge em segundo e iPhone em terceiro.
O Xiaomi 12S Ultra foi o que mais sofreu com contraste ao apresentar uma foto com cores desbotadas. Também temos ruídos mais evidentes que os demais, o que mostra que o poderoso sensor de 1 polegada é mal aproveitado pelo software.
Fotos noturnas, qual leva a melhor? O Edge 30 Ultra vem mostrando boa briga, apesar de na maioria dos cenários ficar atrás do Galaxy e iPhone. É aqui onde o modo noturno da Motorola mostra bom equilíbrio entre brilho, cores e nitidez ao conquistar o maior número de votos em nosso comparativo.
O Galaxy fica em segundo com o iPhone colado em terceiro. O da Xiaomi até captura fotos mais claras, mas sacrifica a qualidade em troca, o que não compensa.
E ao usar o zoom em locais escuros, será que o Galaxy ainda é o que mais se destaca? Aqui, mais uma vez, é a Motorola que leva a melhor. O Edge 30 Ultra registra a foto mais clara e nítida, o que mostra que seu modo noturno funciona bem de perto e de longe.
O que surpreende é ver o Xiaomi 12S Ultra pegar a segunda posição, deixando o iPhone em terceiro e o da Samsung amargando na última colocação.
Mais uma foto noturna, mas desta vez focando em nossa modelo e não no cenário como nas anteriores. Aqui é o iPhone que destaca melhor o que está no primeiro plano com belas cores, boa nitidez e poucos ruídos.
O Galaxy vem em segundo ao apresentar cores menos vibrantes, mas ainda melhor que Xiaomi que registrou cores mais artificiais e ficou com a terceira posição.
E por fim, mas uma selfie, mas agora em local com pouca luz para ver qual se sair melhor em cenários noturnos com a câmera frontal. Por mais que o iPhone seja o rei em selfies diurnas, é o Galaxy que registra a melhor foto à noite.
O modelo da Maçã cai para terceira posição ao perder o lugar para o Xiaomi 12S Ultra que faz selfies com boas cores e desfoque de fundo caprichado. Por fim, temos o Edge 30 Ultra com a selfie mais escura e com maior quantidade de ruídos.
O Galaxy S22 Ultra venceu o iPhone 13 Pro Max em nosso último comparativo e agora contra o iPhone 14 Pro Max também é o melhor em fotos. Isso mostra que mesmo a Apple tendo feito um bom upgrade no sensor do seu celular, ainda precisa otimizar o software para acompanhar o rival coreano.
O Motorola Edge 30 Ultra é capaz de registrar boas fotos e até conseguiu superar o Galaxy e iPhone em alguns cenários. A grande decepção mesmo fica para o Xiaomi 12S Ultra, que, apesar do seu imenso sensor, não apenas ficou em último como apresenta fotos muito piores que os demais em alguns cenários.
E na captura de vídeos, será que o Galaxy S22 Ultra também é o melhor? Vamos conferir.
Ordem dos mais votados
- Samsung Galaxy S22 Ultra: 31,6% dos votos
- Apple iPhone 14 Pro Max: 25,5% dos votos
- Motorola Edge 30 Ultra: 23,3% dos votos
- Xiaomi 12S Ultra: 19,6% dos votos
O iPhone é o único que não consegue gravar vídeos em 8K, enquanto o Xiaomi 12S Ultra é o único dos quatro que não grava em 4K com a frontal. O Edge é capaz de filmar a 30 fps com a traseira na resolução máxima, enquanto o Galaxy fica limitado a 24 fps. Por outro lado, o da Samsung filma com o dobro da fluidez com a frontal na resolução máxima.
Em termos de qualidade é o iPhone que registra vídeos com maior nitidez e melhores cores. O Galaxy é o que mais se destaca na captura de som ao lidar bem com ruídos de fundo. Em estabilização e foco, tanto os dois quanto o Xiaomi 12S Ultra fazem um bom trabalho. O Edge 30 Ultra apresenta mais tremidos, enquanto é um pouco mais lento ao focar.
O destaque para o iPhone fica para a possibilidade de gravar vídeos com Dolby Vision, o novo Modo Ação que apresenta estabilização profissional para competir com uma câmera GoPro, além de melhor integração com Instagram e grande foco em mídia.
Ordem de melhores em vídeos:
- Apple iPhone 14 Pro Max
- Samsung Galaxy S22 Ultra
- Xiaomi 12S Ultra
- Motorola Edge 30 Ultra
O resultado do nosso comparativo é o mesmo do último em que o Galaxy S22 Ultra enfrentou o iPhone 13 Pro Max. O da Samsung é o melhor para fotos, mas o iPhone ainda é o mais completo em vídeos.
A Motorola vem evoluindo e chegando cada vez mais perto das rivais, mas seu sensor de 200 MP ainda tem muito o que mostrar. O Xiaomi 12S Ultra é a grande decepção da vez, mas a gigante chinesa não é muito de se destacar em comparativos fotográficos. Por mais que a Xiaomi invista em bom hardware, a empresa ainda peca muito em software.
- O Motorola Edge 30 Ultra está disponível na Kabum por R$ 5.319 e na Submarino por R$ 5.599. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
- O Apple iPhone 14 Pro Max está disponível na Magazine Luiza por R$ 9.449. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
- O Xiaomi 12S Ultra está disponível na Carrefour por R$ 7.990. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
- O Samsung Galaxy S22 Ultra está disponível na Magazine Luiza por R$ 5.999. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.